A região íntima feminina deve ser higienizada com atenção. No mercado existem diversas opções de sabonetes íntimos, e todos prometem proteção e sensação de frescor. Mas a dúvida é: usar ou não usar? Faz bem ou faz mal?
Segundo a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope, esse tipo de produto possui o pH mais ácido, próximo ao da pele vulvar. Por serem desenvolvidos especificamente para área íntima, costumam ser hipoalergênicos e podem manter o pH e a hidratação da pele equilibrados. “O uso do produto não é obrigatório e só se torna prejudicial caso seja utilizado de forma errada”, afirma.
COMO USAR O SABONETE ÍNTIMO?
O correto é usar o sabonete íntimo apenas na vulva, parte externa do órgão genital feminino que inclui grandes lábios, pequenos lábios e clitóris. Aplique o produto com as mãos, lave a área de forma delicada e enxague. Evite buchas e não esfregue excessivamente para não agredir a mucosa. Pode usar diariamente, mas não mais que uma vez ao dia.
A parte interna da vagina, por sua vez, possui pH menos ácido. Por isso, o ideal é lavar somente com água, pois sabonetes e duchas vaginais podem causar irritação e comprometer a proteção natural da região.
Vale lembrar que sabonete íntimo não trata infecções ginecológicas como candidíase ou vaginose, causadas por fungos e bactérias. Em caso de corrimento atípico, coceira ou dor, consulte seu ginecologista. É fundamental o diagnóstico correto para ter um melhor tratamento e o fim do desconforto.
A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Caso tenha dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que responderemos o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615