Puberdade é o processo de mudanças no qual o corpo da criança desenvolve as características da idade adulta e alcança a maturidade sexual. Às vezes, esse processo começa a acontecer mais cedo, por volta dos 8 ou 9 anos, causando transtornos para as crianças e preocupação para os pais.
“A puberdade precoce pode gerar impactos psicológicos negativos, pois há um descompasso entre o amadurecimento físico e o emocional”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “Além disso, também pode antecipar a parada do crescimento, comprometendo a estatura final do indivíduo”.
Pontos de Atenção – Puberdade Precoce
Os pais devem ficar atentos aos sinais da puberdade precoce, que costuma ser mais frequente nas meninas. “Aparecimento do broto mamário, surgimento de pelos na região pubiana e axilas e primeira menstruação antes mesmo da adolescência são sintomas da puberdade precoce”, explica a Dra. Ana Maria.
Em 80% dos casos, a puberdade precoce é classificada como central e é desencadeada pela hipófise, que começa a liberar hormônios antes da hora, estimulando a produção de estrógeno e progesterona antecipadamente. Os outros 20% dos casos são conhecidos como periféricos e estão associados à presença de cistos ovarianos, tumores nos ovários ou testículos, além de disfunções como hipotireoidismo.
Se sua filha ou filho manifestar sinais de puberdade antes da hora, é importante buscar orientação do pediatra e do endocrinologista. Principalmente profissionais indicados para diagnosticar o problema. Tratamentos hormonais podem ser administrados para desacelerar o processo e evitar que a criança tenha a estatura comprometida. Em caso de puberdade precoce periférica, o tratamento varia de acordo com a causa e pode requerer acompanhamento especializado para a retirada de tumores ou cistos com indicação de intervenção cirúrgica.
A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615