Muitas mulheres sofrem com problemas vaginais diversos (corrimentos, candidíase, inflamações) ou já sofreram ao longo da vida, mas você sabia que é possível controlar o pH vaginal e manter a saúde íntima equilibrada através da alimentação?
A vagina saudável possui pH ácido e bactérias boas que ajudam na luta contra as infecções. Muitos alimentos podem ajudar a mantê-la saudável e com os níveis de pH balanceados. Hoje se fala muito em alimentação natural e saudável, mas, engana-se quem pensa que é necessário mudar radicalmente os hábitos alimentares para adquirir mais saúde. Pequenos novos hábitos já são suficientes, como os descritos a seguir:
- Coma mais fibras: Alimentos como legumes, vegetais e cereais integrais alimentam as ‘bactérias boas’ do intestino e, outra maneira de manter a vagina saudável é mantendo o intestino grosso saudável. Faça pequenas trocas, por exemplo, arroz integral ao invés do branco e saladas de folhas acrescida de vegetais.
- Coma frutas: Segundo a Pennsylvania School of Medicine, mulheres que comem ao menos duas porções de frutas por dia tem 11% menos chance de desenvolver miomas, isto porque muitas frutas oferecem uma boa dose de fibra. Depois do almoço, troque aquele docinho pobre em nutrientes por uma saladinha de frutas.
- Beba água: Essencial para tudo, a hidratação é a maneira mais eficaz de manter a vagina úmida e lubrificada. Aqui vale aquela máxima: beba ao menos 2 litros de água por dia.
- Use e abuse do alho: Não torça o nariz para este vegetal. Com inúmeras propriedades antifúngicas e antimicrobianas, ele ajuda a prevenir problemas como coceira, odores, corrimentos e infecções, e ainda fortalece o sistema imunológico. O ideal é consumi-lo cru.
- Saboreie mais iogurtes: Possuem probióticos que reforçam a microflora vaginal ajudando a manter saudável e colaborando na prevenção de infecção por fungos.
- Experimente comer couve: Cheia de vitamina A e C combate a secura vaginal, coceira e queimação, além de melhorar a circulação sanguínea e o fortalecimento do sistema imunológico. Adicione este alimento ao café da manhã em um suco detox, naquela bela salada do almoço ou no preparo refogado para o jantar; é um alimento versátil e bem gostoso.
- Maçã: Já falamos das frutas, mas a maçã merece destaque. De acordo com a revista alemã Archives of Gynecology and Obstetrics, mulheres que comem uma maçã por dia têm melhor desempenho sexual em comparação àquelas que não possuem o hábito diário de ingerir este alimento. Outros benefícios incluem satisfação sexual, capacidade de orgasmo e excitação. Tudo isso graças ao phloridzin, um poderoso fotoestrógeno encontrado nesta fruta.
A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnica modernas e minimamente invasiva. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.