Você sabia que laser pode ser uma opção de tratamento para incontinência urinária? Esta terapia, conhecida principalmente pelo uso dermatológico, também tem ajudado pacientes que sofrem com disfunções uroginecológicas.
A perda involuntária de urina afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Está associada ao processo de envelhecimento, pois a perda do tônus muscular na região pélvica dificulta a retenção da urina. Além disso, é mais prevalecente em mulheres por causa da gestação, que aumenta a pressão sobre a bexiga, e da queda do estrogênio após a menopausa.
Os tipos de incontinência urinária são: de esforço, quando há perda de xixi ao tossir, rir ou levantar peso; de urgência (bexiga hiperativa), quando a vontade de urinar é súbita e não dá tempo de chegar ao banheiro; e mista, uma combinação dos dois tipos. “A indicação de tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência e com a gravidade dos sintomas”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.
Como funciona o tratamento a laser
O laser é uma opção de tratamento nos casos leves e moderados de incontinência urinária de esforço. A aplicação do laser é intravaginal, feita com aparelho e ponteiras específicos. Visa estimular o colágeno contido nas paredes vaginais, promovendo o controle dos sintomas e a restauração funcional do tônus muscular em longo prazo.
As aplicações são guiadas por protocolos e conduzidas por ginecologistas em consultório especializado, já que o procedimento não requer internação hospitalar. O tempo de duração das sessões é de aproximadamente 15 minutos, sendo recomendadas até três, realizadas em intervalos mensais.
O procedimento costuma ser indolor para a maioria das pacientes, sendo os anestésicos tópicos utilizados para aumentar a sensação de conforto. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a paciente pode retornar às atividades de rotina logo após a aplicação. A principal recomendação é evitar relações sexuais por uma semana e não fazer esforço no período de recuperação.
Se você sofre perda de urina, procure seu médico e informe todos os sintomas. A incontinência urinária gera transtornos que muitas vezes distanciam as pessoas do convívio social. Felizmente, com o tratamento adequado é possível contornar o distúrbio e melhorar a qualidade de vida.
A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615