Histerectomia

A Histerectomia é a cirurgia de retirada do útero.

O que é?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial do útero. O procedimento pode ser total (quando se retira o corpo e o colo do útero) e subtotal (quando só se retira o corpo do útero). Tem também o procedimento mais amplo que é quando são retirados: o útero, as trompas, os ovários, os paramétrios, bem como os linfonodos.

Como é feito o procedimento?

Há três métodos de histerectomia: abdominal, com corte do tipo cesárea; vaginal, quando o útero é extraído pela vagina; laparoscópica, realizada através de pequenos orifícios de 5 a 10 mm no abdômen; e a robótica que usa os princípios da laparoscopia, com orifícios semelhantes e com auxílio de um robô cirúrgico. A escolha do método varia caso a caso, de acordo com a indicação médica.

Histerectomia
Histerectomia
Histerectomia
Histerectomia

Qual método cirúrgico é mais utilizado pela Scope?

A laparoscopia é a técnica que mais utilizamos. Nossa equipe é habilitada para realizar todas as técnicas disponíveis para a histerectomia. Encontramos até o momento mais vantagens na laparoscopia.

Este método possui vantagens sobre os outros, pois causa menos dor, tem baixa taxa de infecção e de formação de aderências. Promove melhor recuperação quando comparado à histerectomia abdominal.

Quando comparada com a histerectomia vaginal, se obtém uma melhor visualização da cavidade abdominal, possibilitando fazer diagnóstico e tratamento de outras patologias.

Quando comparada com a histerectomia robótica tem resultados semelhantes, mas as incisões são menores e mais estéticas e a robótica promove custos extras que não ocorrem na laparoscopia.

Em quais casos é necessária a Histerectomia?

A histerectomia, ou remoção cirúrgica do útero, pode ser indicada para tratar doenças como endometriose/ adenomiose, miomas, hiperplasias de endométrio, prolapso uterino, sangramentos uterinos anormais sem controle através de tratamento clínico e tratamento de câncer de endométrio e do colo do útero.

Você leu sobre Histerectomia

Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615