Você sabia que o colo do útero se abre e se fecha, dependendo do período do ciclo menstrual de cada mulher? Com formato cilíndrico, ele está localizado na parte inferior do útero e conectado ao canal vaginal. Encontra-se aberto em três situações: na ovulação, para facilitar a entrada dos espermatozoides; na menstruação, para a saída do fluxo menstrual; e no final da gravidez, para o nascimento do bebê.
O colo do útero fechado, por sua vez, indica que a mulher está fora de seu período fértil ou que pode estar grávida. “Durante a gravidez, o colo do útero permanece fechado e firme”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope. “Na medida em que o momento do parto se aproxima, ele se dilata e se abre para permitir a saída do bebê”, completa. A abertura do colo do útero é percebida em exame clínico ginecológico. No entanto, a detecção da gravidez é realizada por meio de exame de sangue ou de urina.
Segundo a Dra. Ana Maria, há situações raras de gestantes cujo colo do útero não se fecha naturalmente após a implantação do feto, o que pode levar a abortos e partos precoces. “Em caso de insuficiência istmo cervical, a cerclagem por videolaparoscopia é o procedimento mais moderno de correção da falha uterina”, afirma.
Como tratar complicações no colo do útero
Diferentemente da cirurgia tradicional, em que a sutura para fechamento do colo do útero é feita por via vaginal, na cerclagem por videolaparoscopia o problema é corrigido pela parte interna do útero. Por meio de pequenas incisões no abdômen é possível inserir instrumentos cirúrgicos, que permitem a visualização da cavidade uterina e o tratamento do istmo. Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, provoca sangramento reduzido, o que diminui o tempo de cicatrização e o risco de infecção. Além disso, a técnica está associada à recuperação mais rápida da paciente e a um menor período de internação.
A SCOPE Ginecologia é especialista em cuidar da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615