A candidíase vaginal é uma infecção ocasionada por fungo, conhecida também como Monoliase Vaginal, causa um corrimento espesso e esbranquiçado que geralmente provoca irritação no local.
Não se pode afirmar que a candidíase é uma doença sexualmente transmissível, alguns estudos indicam que o fungo pode estar na flora vaginal. É comum a sua manifestação quando a resistência do organismo feminino cai, em algumas mulheres acontece à multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas como: corrimento esbranquiçado, coceira leve ou intensa, pequenos machucados na região vulvar e coloração avermelhada na vagina. Dados mostram que 75% das mulheres têm essa infecção ao menos uma vez na vida.
Para um diagnóstico correto é necessário um exame clínico e também um exame microscópico, sendo o mais comum o Papanicolau. O tratamento deve ser indicado pelo seu ginecologista, o mais provável é o uso de um antimicótico via oral e creme vaginal de uso tópico, não é recomendado seguir receitas caseiras de nenhum tipo.
Alguns cuidados podem evitar o aparecimento da candidíase de repetição (sua aparição recorrente pode ser causada por fatores não ginecológicos, baixa imunidade, estresse e má alimentação), vestuários muito apertados ou sintéticos devem ser evitados, também não é recomendado o uso de duchas vaginais nem a utilização de desodorantes íntimos e os biquínis e maiôs molhados no corpo por longas horas.
Importante também é levar uma vida saudável. Uma dieta pobre em açúcar e carboidrato e abundância no consumo de vitamina A e D além de dormir bem e levar uma vida sem estresse podem ajudar a se livrar desta indesejável companhia. Existem outras condições que podem provocar sintomas semelhantes ao da candidíase, por isso consulte sempre seu ginecologista.
A Scope Ginecologia Mini Invasiva cuida da saúde integral da mulher em todas as fases da vida.
Através de técnicas mini invasivas, tratamos doenças como: Endometriose, Pólipos, Miomas, Cistos Ovarianos e muito mais.
Somos especialistas em cirurgia de video como: Videolaparoscopia, Videohisteroscopia, Cirurgia Robótica.
Para mais informações e marcar consultas, fale via whatsapp:11.99228.5875 ou via telefone: 11.3849.1818.
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva:
Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615