Descubra nesse post quais são os exames necessários para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. O combate a essa doença passa por prevenção ao papilomavírus humano (HPV) e detecção precoce por meio do papanicolau, exame que identifica a existência de lesões precursoras do câncer.
Transmitido por contato sexual desprotegido, o HPV pode provocar algumas lesões pré-neoplásicas de baixo ou alto grau que, se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, evoluem para um câncer. “Os exames ginecológicos periódicos são importantes justamente porque previnem a evolução das lesões”, afirma a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.
Caso a paciente apresente anormalidades no papanicolau e colposcopia, com indícios de lesões e de formações celulares possivelmente cancerígenas, alguns exames complementares serão solicitados pelo médico. Um deles é a videohisteroscopia diagnóstica, procedimento que permite investigar a cavidade uterina e o canal cervical e, quando necessário, colher material para biópsia. “Trata-se de um exame complementar que auxilia tanto o diagnóstico como o acompanhamento de lesões do colo uterino”, explica a Dra. Ana Maria.
COMO É REALIZADA A VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA?
Primeiramente realize a Video com um ginecologista de confiança e especialista no assunto. O procedimento consiste na introdução, pela vagina, do histeroscópio, instrumento equipado com microcâmera e emissor de luz. Não requer corte no abdômen e as imagens captadas pelo aparelho são transmitidas para um monitor, possibilitando que a paciente acompanhe o exame em tempo real. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, o retorno à rotina normal é quase imediato.
Seus exames preventivos estão em dia? Previna o câncer de colo do útero. Consulte seu ginecologista periodicamente. Se vacine contra o HPV e use preservativo em todas as relações sexuais.
A SCOPE Ginecologia cuida da saúde integral da mulher há mais de 30 anos. Para mais informações, fale conosco via whatsapp: 11.99228.5875 ou pelo telefone: 11.3849.1818.
Contudo, se ainda tiver dúvidas em relação a esse tema, deixe um comentário que iremos responder o mesmo no Instagram da SCOPE @scopegineco .
Diretora Técnica Responsável pela SCOPE Ginecologia Mini Invasiva: Médica Ginecologista – Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi – CRM-SP 30293 / RQE 8614 e 8615